Artigos e noticiasimpressora de talões QR-code

Siga este tutorial passo a passo para verificar se a sua impressora de talões se encontra devidamente instalada no sistema operativo, e em condições de imprimir o QR Code.

Portaria n.º 195/2020, de 13 de agosto, veio regulamentar que passa a ser obrigatório a inclusão de um código de barras bidimensional (Código QR) nas faturas e demais documentos fiscalmente relevantes a partir de janeiro de 2021.

O utilizador do programa de faturação deve verificar atempadamente se a sua impressora é compatível com a impressão do QR code.

Passo a passo para verificação da sua impressora de talões

(Exemplo para sistema operativo Windows)

Passo 1

clicar na lupa presente no campo inferior esquerdo do ambiente de trabalho e escrever na caixa de texto “PAINEL DE CONTROLO”;

Passo 2

clicar na opção “Dispositivos e Impressoras”;
Passo 1 e 2 -Dispositivos e Impressoras

Passo 3

Verificar no separador “impressora” se o seu equipamento surge listado como instalado no sistema; no exemplo junto, detetamos diversas impressoras, incluindo a impressora de talões identificada como SEWOO TL-212. Se a sua impressora de talões surgir aqui listada, siga para o passo 4.

Caso a sua impressora não se encontre listada, significa que não estará instalada em sistema. Não precisa executar os passos seguintes. Necessitará de instalar a sua impressora no sistema operativo, para o que precisará do software que a acompanhava (CD) ou contactar o fabricante/fornecedor e solicitar ao mesmo o “driver” para o efeito.

lista de impressoras instaladas no sistema

Passo 4

Clicar com o botão direito do rato em cima dessa impressora, para abrir as opções. Seguidamente, selecione a opção “Propriedades da Impressora”.
Propriedades da Impressora

Passo 5

Clicar na opção “Página de Teste” e confirmar se a mesma é impressa corretamente. Se sim, significa que a sua impressora está instalada no sistema operativo e como tal, em condições de imprimir também o Qr Code.
imprimir Página de Teste

NOTA FINAL

Caso não detete nenhum dispositivo no 3º PASSO, significa que o seu dispositivo não se encontra instalado em sistema, sendo provável que esteja a imprimir com recurso a configurações efetuadas em linhas de comandos do DOS, o que impossibilita a impressão dos ficheiros previstos na portaria 195/2020 e obriga a uma de duas hipóteses: 1- Necessitará de instalar a sua impressora no sistema operativo, para o que precisará do software que a acompanhava (CD) ou contactar o fabricante/fornecedor e solicitar ao mesmo o “driver” para o efeito. 2 – Adquirir uma nova impressora.