Instruções para extrair o Ficheiro SAFT
Se possui uma versão 21 com data anterior a 20 de fevereiro, deverá atualizar o Gestwin com os ficheiros disponíveis aqui (deverá extrair os ficheiros e substituir na pasta de instalação do Gestwin).
Atenção: Se possui uma versão 20, deverá fazer a atualização seguindo as instruções em Atualização do Gestwin.
Antes de extrair o ficheiro SAFT deverá verificar se os seguintes campos se encontram corretamente preenchidos:
1. Tabela de IVA, confirme que todas as taxas de IVA têm os campos “Tipo de Imposto e “Tipo de Taxa” corretamente preenchidos.
2. Parametrização dos documentos, confirme que os documentos FT – Fatura, FS – Fatura Simplificada, FC – Fatura/Recibo, NC – Nota de Crédito e ND – Nota de Débito têm a opção “Documento a incluir no ficheiro SAFT” ativada e se a caixa abaixo deste item se encontra preenchida com o tipo de documento a que pertence. Verifique igualmente se está a afetar a conta corrente de clientes; este campo não pode estar preenchido com a opção “Sem influência”.
Nota: Apenas os documentos acima referidos deverão estar a afetar SAFT. Os documentos de fornecedores não poderão ter as opções acima referidas ativadas.
3. Ficha da empresa, confirme que o campo “Nome da Empresa” não tem símbolos tais como “:” Além disso, verifique que o campo “Conservatória do Registo Comercial” não tem descrições e símbolos tais como “sob o nº” ou “NIF nº”. Este campo deverá ser preenchido exatamente da seguinte forma: localidade do registo da conservatória (sem espaços entre si) + 1 espaço + NIF da empresa ou nº de registo comercial. Tal como no exemplo CaldasdaRainha 123456789 ou CaldasdaRainha 1234.
Localidade
Notas: Localidades como Alcobaça, no campo do registo da Conservatória, deverão ser escritas sem a cedilha. De igual modo, as localidades cujos nomes possuam acentos deverão ser inscritas no campo da Conservatória sem esses acentos. Por exemplo, Portimão deverá ser escrito Portimao.
Link para submeter o ficheiro SAFT no e-fatura
Alertamos todos os utilizadores do Gestwin que deverão submeter o ficheiro SAFT neste link do Portal das Finanças.
Mensagens de erro frequentes
Ao validar ou submeter o seu ficheiro, se lhe surgir uma das seguintes mensagens, deverá seguir as instruções abaixo.
1. Erro no formato do ficheiro
ou
“cvc-pattern-valid: Value ‘Caldas da Rainha ‘ is not facet-valid with respect to pattern ‘([0-9])+|([a-zA-Z0-9-/]+ [0-9]+)’ for type ‘#AnonType_CompanyID’. Na linha 2:cvc-type.3.1.3: The value ‘ ‘ of element ‘CompanyID’ is not valid.”
Solução
- Ir à ficha da empresa e verificar se o campo da Matrícula na Conservatória está corretamente preenchido, como no exemplo CaldasdaRainha 508156092. Isto é igualmente válido para o caso dos empresários em nome individual.
- Retire todos os acentos, cedilhas, e símbolos tais como “º” ou “ª”.
2. Erro no elemento "Invoice"
O elemento “Invoice” no espaço de nome ‘urn:OECD:StandardAuditFileTax:PT_1.01_01’ tem um conteúdo incompleto. Lista de elementos possíveis esperados: ‘Line, DocumentTotals’ no espaço de nome ‘urn:OECD:StandardAuditFileTax:PT_1.01_01’.
Solução
Ir à parametrização dos documentos e verificar se os documentos que afetam SAFT (FT, FS,NC, ND) têm a caixa que está abaixo do item “Documento a incluir no Ficheiro SAFT” preenchida com o Tipo de Documento a que pertence.
No caso de Fatura, deverá seleccionar FT; no caso de Nota de Crédito, seleccione NC; Nota de Débito, seleccione ND.
3. Erro no formato do ficheiro (II)
Solução
Verifique se, na tabela de IVA (Gestwin Gestão >Tabelas > Gerais > IVA), todas as taxas de IVA têm o tipo de imposto e o tipo de taxa preenchidos.
4. Erro na exportação do ficheiro
O Gestwin, no final da exportação do ficheiro, indica: Erro 202 – invalid patch or file name
Solução
Verifique o nome do registo da licença: Gestwin Gestão > Menu Configurador > Licenciar Aplicação; terá de ter apenas o nome da empresa ou empresário, não podendo ter o sinal ” : “. Atente aos exemplos: XPTO de: Maria das Flores Jardim – incorreto; XPTO de Maria das Flores Jardim – correto.
Se mesmo assim o seu ficheiro SAFT não for submetido com sucesso, deverá enviá-lo para a Softpack a fim de ser analisado.
Solicitamos que no assunto do email coloque “Ficheiro SAFT inválido”.