Após efetuar a sua subscrição com uma entidade certificada para o envio de faturas eletrónicas, deverá ir ao Configurações e depois ao separador Fat Eletrónica e seguir os seguintes passos:
- Ativar a opção “Fatura eletrónica, serviço”;
- Selecionar o Serviço: caso não seja Saphety ou Espap, selecione não definido (não definido, permite criar a fatura em formato xml, para submeter na plataforma de outra entidade, que não seja nem Saphety nem Espap);
- Inserir o Utilizador e password criados no portal da Saphety ou Espap (Nota: não necessita preencher o Url Api, este irá aparece automaticamente ao “Guardar” os dados.
De seguida, deverá ir á ficha de cada cliente que estiver sujeito a Faturação Eletrónica e no separador Gestão Financeira, ativar a opção Emitir fatura eletrónica.
Ao emitir a fatura, existem campos de preenchimento obrigatório para as Entidades Publicas para que o documento seja enviado com sucesso, como o exemplo do Nº de compromisso, para isso deve ir ao separador “Campos documento”
Clique no botão “+” para adicionar o(s) campos necessários e no campo “Nome” escolha o campo que é obrigatório inserir e no campo “valor” coloque a respetiva informação desse campo.
Por fim, faça “Guardar” e irá receber a informação se o documento foi enviado. Caso não seja enviado por qualquer motivo, poderá consultar o estado do documento e até mesmo reenvia-lo no separador Fat. Eletrónica