Dicas Covid-19Fazer comprar no mais curto tempo possível

Devida à pandemia do Covid-19 as pessoas tentam passar o menos tempo possível em espaços fechados. Este facto, a par do desconforto no uso da máscara, faz com que se apressem na hora de comprar, tentando fazer as compras no mais curto tempo possível ou mesmo que evitem entrar numa loja.

É por isso importante fornecer aos seus clientes soluções para poderem fazer as suas comprar da forma mais prática possível, acelerando assim o processo da compra e aumentando a sensação de segurança. Uma destas soluções é o levantamento na loja ou “click & collect”.

Aqui ficam duas sugestões práticas que pode implementar desde já na sua loja física sem gastar muito dinheiro.

Apresente soluções “Prontas”

Uma ideia para minimizar o tempo do cliente em loja, passa por apresentar os seus produtos de forma “pronta” a levar. Por exemplo, se tem uma frutaria, pode ensacar 1kg de maçãs e colocar o produto para venda desta forma, sem se esquecer de indicar o seu peso e preço (o Gestwin POS pode ajudar nesta tarefa).

Isto é válido para todos aqueles produtos que, por terem se ser embalados, fazem com que o cliente tenha de esperar pelo seu embalamento. 

Levantamento na loja (click & collect) como fazer

Já conhece o conceito de “click & collect”? Este conceito muito em voga nos últimos tempos, nada mais é do que fornecer aos seus clientes a hipótese de escolher os produtos fora da loja e fazer o levantamento dos mesmos dentro do espaço físico da loja.

Ter loja online facilita muito este mecanismo, e lembre-se que o Gestwin possui um módulo de integração com loja online.

Mas se ainda não tem loja online, existem muitas outras formas que pode usar para permitir que o cliente escolha e encomende os produtos sem ter de se deslocar à sua loja.

Considere ter um catálogo atualizado ou uma simples lista de produtos em destaque ou promoções. Esta lista pode chegar até aos seus clientes por email, colocada nas redes sociais ou mesmo divulgada por telefone. 

Depois, mantenha-se disponível para receber essas encomendas por email, telefone, messenger ou whatsapp por exemplo, e informe sobre a forma de levantamento da encomenda, que pode ter horário fixo ou ser ajustada a cada cliente. 

Se por um lado este ajustamento à disponibilidade dos clientes exige uma maior gestão, lembre-se que estabelecer um horário fixo pode fazer com que os clientes formem fila à entrada do estabelecimento para levantar a encomenda, e isso lhes cause desconforto e insegurança; por isso, considere a necessidade de ter de estabelecer um período alargado, ou vários períodos ao longo do dia. 

O módulo de agenda do Gestwin pode ajudar na gestão deste procedimento. 

O último passo deste processo é o pagamento. Este pode ser feito no momento da realização da encomenda ou no acto da entrega. Se não tem condições de receber pagamentos online ou por transferência bancária, não se preocupe: peça aos seus clientes para pagarem no acto do levantamento da encomenda na loja, pois mesmo assim já estão a ganhar tempo, uma vez que a sua encomenda já está pronta a levar.

Qual é o seu Caso?

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